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20 de mai. de 2014

Tutorial Adicionando Objetos no Map Editor


Para adicionar objetos personalizados como "Casas, objetos de casa, objetos urbanos e qualquer outra coisa", você deve seguir os seguintes passos:


Adicionando apenas um Objeto (Separado)

 Baixe a resource-objeto.
         *Download

 Consiga algum objeto, busque por algum aqui mesmo no site na categoria de Objetos ou na mtaZ.
 Você provavelmente agora tem 3 arquivos ( arquivo.dff - arquivo.txd - arquivo.col ).
         *DFF : Modelo 3D do objeto.
         *TXD: Textura que envolve o modelo 3D do objeto.
         *COL: Colisão, na qual você pisa, não atravessa parede, atira e o disparo não passa (Que fica na
                     mesma posição do modelo 3D do objeto).

 Agora extraia a "resource-objeto" se quiser mudar o nome para "Casa" ou "Galpao", tanto faz.
 Pegue os 3 arquivos "DFF,TXD,COL" jogue-os na pasta "skins" dentro da pasta resource-objeto que talvez você tenha renomeado.
 Configure o "Client.lua" que dentro do mesmo estão as informações para configurar.
7° Para conseguir ID's que não estão sendo usadas no Mapa, você deve procura-las no Map Editor.
 Não se esqueça de configurar o Meta e o Client.
 Ao terminar de configurar, jogue a pasta "resource-objeto" que talvez você tenha renomeado, dentro da pasta Editor do seu MTA.
       *Localizada em:
                      MTA\server\mods\deathmatch\resources\[editor]

10° Abra o MTA e então inicie o Map Editor.
11° Aperte F8 para abrir o console e então digite:
                      start resource-objeto
       *Caso você tenha renomeado esta pasta, coloque o nome dela no lugar de resource-objeto.

12° Abra a lista de objetos e coloque a ID do objeto que você tinha substituído pelo objeto personalizado.


Adicionando vários objetos (Juntos)

 Onde no Client estiver:
txd = engineLoadTXD ( "skins/objeto1.txd" )
engineImportTXD ( txd, ID1 )
col = engineLoadCOL ( "skins/objeto1.col" )
engineReplaceCOL ( col, ID1 )
dff = engineLoadDFF ( "skins/objeto1.dff", 0 )
engineReplaceModel ( dff, ID1 )
engineSetModelLODDistance(ID1, 170)

       *Configure tudo como na parte 1 do tutorial.

 Adicione outros 3 arquivos "DFF,TXD,COL" de um outro objeto junto com os que estão dentro da pasta 'skins', então é só você adicionar colocar no client da seguinte forma:
txd = engineLoadTXD ( "skins/objeto1.txd" )
engineImportTXD ( txd, ID1 )
col = engineLoadCOL ( "skins/objeto1.col" )
engineReplaceCOL ( col, ID1 )
dff = engineLoadDFF ( "skins/objeto1.dff", 0 )
engineReplaceModel ( dff, ID1 )
engineSetModelLODDistance(ID1, 170)
txd = engineLoadTXD ( "skins/objeto2.txd" )
engineImportTXD ( txd, ID2 )
col = engineLoadCOL ( "skins/objeto2.col" )
engineReplaceCOL ( col, ID2 )
dff = engineLoadDFF ( "skins/objeto2.dff", 0 )
engineReplaceModel ( dff, ID2 )
engineSetModelLODDistance(ID2, 170)
   Repare que no primeiro parágrafo há "objeto1"e "ID1", sim é simplesmente pular uma linha, copiar o código do primeiro objeto e colar em baixo dele. Sendo assim você apenas muda o nome do arquivo, a ID e a distância dele.

3° Faça a mesma coisa com o meta, sendo:
<script src="client.lua" type="client" />    
     <file src="skins/NOME1.txd" />
     <file src="skins/NOME1.dff" />
     <file src="skins/NOME1.col" />
       Somando os códigos meta do outro objeto ele fica então:
<script src="client.lua" type="client" />    
     <file src="skins/NOME1.txd" />
     <file src="skins/NOME1.dff" />
     <file src="skins/NOME1.col" />
     <file src="skins/NOME2.txd" />
     <file src="skins/NOME2.dff" />
     <file src="skins/NOME2.col" />
 Apenas salve, jogue na pasta [EDITOR], abra o Map Editor e dê F8 então; start no seu objeto.